terça-feira, 9 de dezembro de 2008

REFORMA NA EDUCAÇÃO:POR ONDE COMEÇAR?

2 comentários:

Myrtita Kras disse...

Inaugurando a discussão, me dou o direito de lançar o óbvio; para reformas a educação é preciso investir na FORMAÇÃO DE PROFESSORES. O tema contudo não se restringe a oferecer informação. Na Era Digital, na Sociedade da Informação, é imprescindível que se ofereça não só o acesso democrático à informação, mas que se criem ambientes para transformar esta informação em conhecimento, a verdadeira fonte de poder em nossos dias. É ainda fundamental que se ampliem os espaços de discussão, seja em ambientes virtuais, seja em espaços presenciais como a escola. Promover a discussão de temas que nos permitam conceituar sobre: O que entedemos por educação? o que é aprendizagem? que tipo de sujeito queremos formar? Que tipo de sujeito a escola está formando? Versar sobre os aspectos filosóficos e sócio-antropológicos da educação como uma maneira de contextualizar e problematizar a prática pedagógica, de modo que a professora deixe de ser "a tia" e passe a ser a Profissional da Educação (com letra maiúscula!). com certeza esta é uma estratégia para iniciar o processo de transformação da educação - e por consequência - da sociedade.
E a criação e participação em espaços como o deste blog é uma ferramenta extremamente válida nesta caminhada! Parabéns, colegas.
abraços, Myrta Kras

Politicas Publicas disse...

Pela Educação Infantil.Fazendo com que a infância tenha realmente a prioridade tão citada nas mais modernas e atuais leis do país como ECA e a constiuição/88.